- Área: 223 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Aaron Leitz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro residencial de Seattle, o projeto da Cabana Urbana responde às necessidades de um retiro urbano que conecta a cliente à natureza. A casa de 223 metros quadrados foi implantada na parcela noroeste do terreno, maximizando assim as áreas ajardinadas nas partes sul e leste. Sua planta permite fachadas e superfícies envidraçadas, aumentando assim a exposição ao jardim. Com o objetivo de ser auto-suficiente em energia elétrica, a casa foi projetada incorporando alguns fatores de sustentabilidade como painéis fotovoltaicos e ainda um sistema de aquecimento a partir do bombeamento de ar e água. Além disso, o plantio de plantas maduras e a escolha por um jardim denso ajuda a transformar uma residência urbana em um refúgio privativo.
A cliente queria ter a sensação de viver na mata, quando, na verdade, sua casa está situada em um lote urbano de proporções padrões.
Jim Olson, Arquiteto
O projeto desta residência é organizado a partir de um espaço de estar central, de onde saem duas asas, uma com a suíte principal e a outra com o quarto de hóspedes e áreas de serviços. O coração da casa, tanto em planta quanto em funcionamento, é a cozinha aberta e os espaços de estar que ficam envolta, conformados por um volume único, com mais de 4,80 metros de pé direito. Neste espaço, uma grande abertura permite contato com o jardim, enquanto janelas altas maximizam a entrada de luz dentro da casa e criam uma ambiência iluminada porém privativa.
A materialidade do projeto foi escolhida, primeiramente, com base na economia e na sustentabilidade, mas também levou-se em consideração a extensa coleção de arte Nativo Americana da cliente. Os pisos de concreto foram tingidos com um tom de vermelho, inspirados no cedro vermelho e no ocre. As paredes e o teto são de madeira, considerando sua durabilidade e simplicidade. Na parte exterior, um tipo de fechamento recuperado de um armazém de frutas que existe nas proximidades irá resistir naturalmente com manutenção mínima. A cobertura de aço galvanizado complementam os acabamentos com ares naturais. Além dessa materialidade mais natural e leve, a casa incorporou estratégias de sustentabilidade como um telhado verde, o que reflete o engajamento da cliente perante a conservação do meio ambiente.